O ato de investir pode te ajudar muito na área financeira, mas existem outros ganhos, não relacionados diretamente ao dinheiro que vão fazer você começar a investir hoje mesmo.
Investir pode trazer benefícios como aumento do patrimônio, renda passiva, proteção contra a inflação, dentre outros. Mas o objetivo desse post não é enfatizar esses ganhos e sim trazer um novo olhar sobre os benefícios de investir.
Se você nunca parou para pensar sobre isso, talvez eles te seduzam tanto quanto um alto patrimônio na conta bancária.
Aqui estão as seis razões não financeiras para começar a investir hoje
O poder de dizer “Não”
Dizer “não” é um poderoso ato de assertividade que permite que estabeleçamos limites saudáveis e protejamos nossos interesses e necessidades.
Ao dizer “não”, podemos recusar solicitações ou pedidos que são prejudiciais para nós ou que vão contra nossos valores.
Isso pode incluir recusar trabalho excessivo ou compromissos sociais indesejados. Ao mesmo tempo, dizer “não” também nos permite priorizar o que é importante para nós.
Por conta da pressão financeira, tendemos a uma tolerância maior a determinadas situações e por vezes isso pode nos colocar em situações desconfortáveis.
Imagine ter que fazer uma renda extra no final de semana, justamente no dia do aniversário do seu filho.
Com uma reserva de emergência formada e algum valor investido, é mais fácil avaliar a situação sem pensar tanto no impacto que o dinheiro terá nessa decisão.
Investir tempo de qualidade com o que realmente importa
Tempo de qualidade é o tempo que passamos fazendo coisas que são relevantes para nós e que nos dão prazer e satisfação.
Pode incluir passar tempo com pessoas queridas, praticando hobbies, cuidando da saúde física e mental, trabalhando em projetos pessoais ou profissionais significativos, entre outras atividades.
Esse tempo nos ajuda a sentirmos mais vivos e felizes, com um sentimento de que realmente estamos fazendo a diferença para nós ou para o mundo.
A liberdade financeira traz também uma liberdade de tempo que vai deixar sua rotina mais flexível, que é terreno fértil para criar mais momentos de qualidade.
Já imaginou um café da tarde no meio de uma quinta-feira só porque você decidiu que vai ser assim?
Encontrar sua real vocação profissional
Já parou para pensar que você poderia ter sido um atleta em vez de ser Engenheiro Agrônomo?
Trouxe aqui apenas uma provocação com profissões que têm pouca similaridade, como forma de provocação. Muitas vezes chegamos a pensar que nascemos para fazer isso ou aquilo. Mas será mesmo?
Acredito que só seremos isentos para avaliar o que gostamos de fazer de verdade, quando o dinheiro que recebemos não for um grande influenciador na tomada de decisão.
E por mais que a gente tente enganar a nossa mente sobre amar o que fazemos, ainda que encontremos propósito nas nossas ações, não vai ser tão genuíno quando não depender financeiramente do seu trabalho.
Talvez nessa situação, é possível avaliar de maneira mais genuína sua real vocação profissional. Se ainda assim se sentir motivado a executar todas as funções que seu trabalho exige, é provável que encontrou o que te move profissionalmente.
Nunca ter que lidar com chefes tóxicos novamente
Se pararmos para pensar, a maioria das pessoas têm uma situação no mínimo desagradável para contar com seu chefe, em algum momento da carreira.
Cargos de liderança exigem uma preparação complexa, o que nem sempre ocorre nas organizações. Pessoas em postos que não tem competência, habilidade e atitudes condizentes podem impactar negativamente a rotina da empresa.
Nesse cenário, não é incomum passar por situações desafiadoras que exigem muito jogo de cintura para solucionar situações no mínimo complicadas de passar.
Ainda pior do que lidar com essa rotina, é ter que se submeter a uma situação ruim por meses ou até anos, por não ter um plano B ou depender tão piamente do salário que recebe no final do mês.
Com um ano de custos seus pagos, ainda estaria trabalhando com seu chefe atual? Se a resposta for não, uma boa reserva de emergência já teria te salvado.
Não vender seu tempo a preço de banana
Um empregador contrata um colaborador para que ele use suas habilidades para resolver problemas dentro da organização. Já o colaborador, não entrega só suas habilidades, mas vende seu tempo para executar a função para qual foi contratado.
Parece uma mudança sensível de visão, mas se passarmos a pensar que vendemos tempo e não trabalhamos só por dinheiro muita coisa vai mudar de sentido.
Se você se acha mal remunerado, você não está recebendo pouco dinheiro. Você está cobrando pouco pelo seu tempo despendido no ambiente de trabalho. Quanto vale uma hora da sua vida hoje?
Saber o seu valor é importante para não sair por ai aceitando qualquer proposta de trabalho ou serviço que aparecer pela frente. Não é só por conta do dinheiro, é porque isso vai te roubar tempo.
Ver a luz do sol durante a semana
A luz do sol não é só benéfica por conta da vitamina D, receber raios solares deixa as pessoas mais felizes. Isso é cientificamente comprovado por conta da liberação do hormônio chamado Serotonina, causada pela exposição a raios solares.
Entretanto, a vida corrida da atualidade, faz com que entremos nos escritórios de manhã sem hora para sair. É como se automaticamente o dia passasse a ser muito menor do que realmente é. Consequentemente, liberamos menos Serotonina no nosso corpo.
Ver a luz do sol não é só vitamina D, é vida. E você não precisa esperar o final de semana para saber que pode contar com mais horas de sol no seu dia.