O que é taxa de corretagem e qual o impacto nos investimentos?

Categoria:
taxa de corretagem, como é e qual o seu impacto nos investimentos

Se você é novo no mundo dos investimentos, pode ser um pouco confuso entender todos os termos e conceitos.

Um dentre os muitos termos que vale a pena conhecer é a taxa de corretagem.

Nesse post vamos explicar o que é a taxa de corretagem, como ela funciona e qual impacto dessa taxa nos seus investimentos.

O que é taxa de corretagem?

A taxa de corretagem é uma taxa cobrada por corretoras de valores mobiliários por seus serviços de intermediação em operações de compra e venda de ações, títulos, fundos imobiliários, entre outros.

Então, quase sempre que você realiza operação de venda de uma ação, por exemplo, o valor é obrigatoriamente descontado.

Por muito tempo essa taxa foi uma das principais fontes de receita das corretoras. Eu disse foi, porque o mercado vem mudando.

E muitos bancos e corretoras digitais estão praticando taxa zero nas negociações, impactando a receita de muitas instituições financeiras que dependiam dessa forma de rentabilizar. Assim, fazendo com que elas busquem outras alternativas de receita.

A corretora Rico foi uma das muitas que modificaram sua forma de atuar no mercado. Antes da mudança, a corretora de valores cobrava R$ 7,50 pelo day trade (compra e venda no mesmo dia) e R$ 10 para o swing trade (compra e venda no prazo de dias). Agora, a Rico está no time das instituições que não cobram mais a taxa de corretagem.

Como funciona a taxa de corretagem?

A taxa de corretagem pode ser cobrada de várias formas. Algumas corretoras cobram uma taxa fixa por operação, enquanto outras cobram uma porcentagem do valor financeiro da operação. Existem ainda aquelas que utilizam uma combinação das duas formas.

Quando o investidor realiza uma compra ou venda de um fundo imobiliário ou ação, por exemplo, o valor da corretagem estabelecido pela corretora de valores é descontado do investidor no momento da liquidação do ativo.

É possível verificar o valor final na nota de corretagem que é o documento que atesta a compra ou venda com todo o detalhamento da operação.

Além da taxa de corretagem, algumas corretoras também podem cobrar outras taxas, como a taxa de custódia, que é uma taxa cobrada pela guarda dos ativos em uma conta de custódia.

 

Leia mais: Como fazer um orçamento em 4 passos simples. Clique AQUI e saiba mais.

 

Como escolher a corretora certa?

Ao escolher uma corretora, é importante levar em consideração vários fatores, incluindo as taxas cobradas.

Algumas corretoras podem cobrar taxas mais altas, mas oferecer uma plataforma de negociação mais avançada e serviços adicionais, como análises de mercado, relatórios de investimento e ter uma atendimento personalizado.

Outros fatores a serem considerados incluem a reputação da corretora, a variedade de ativos negociáveis e a facilidade de uso da plataforma de negociação.

Além disso, com o tempo o investidor vai perceber a diversidade de ativos por corretora. Há instituições que são mais fortes em Renda Fixa, outras preferem focar mais em Day Trade e tem as que preferem uma plataforma mais simplificada e intuitiva para negociação de ações.

Por isso, com o tempo o investidor vai vendo o que está mais alinhado com sua estratégia de investimento. Na maioria dos casos é comum a abertura de conta em mais de uma corretora. Se você está começando agora, busque uma corretora gratuita, pois é provável que atenda grande parte das suas necessidades.

Qual o impacto da nos meus investimentos?

A taxa de corretagem e qualquer outro custo que seja cobrado do investidor diminui a ganho ao longo do tempo. Isso quer dizer que quanto maior for a taxa de corretagem, menor será seu patrimônio no futuro.

Em termos práticos, o Investopedia, site americano que fala sobre investimentos, publicou uma simulação interessante. Assumindo que o investidor aplicou 10 mil por ano ao longo de 30 anos a uma taxa de 6% anuais, no final do período ele teria 838 mil.

Entretanto, se o custo de transação representasse 1% ao ano, seriam desembolsados 140 mil para pagamento desses custos.

Isso reduziria o montante final para 700 mil, um impacto considerável. Esse custo de transação, pode ser de uma negociação de ação, impostos ou até taxas de administração e peformance de fundos.

Então, é sempre bom manter controlado os custos de corretagem e aqueles que podemos ter alguma escolha pagar ou não pagar.

Qual a melhor taxa de corretagem?

Hoje no mercado financeiro existem muitos bancos e corretoras com taxa zero. Rico, Banco Inter, Clear, Toro, Órama, Nuinvest, Genial são apenas alguns exemplos de boas instituições que não cobram taxas de corretagem. Então, se for apenas pelo aspecto financeiro há muitas instituições que zeraram suas taxas para conseguir aumentar a base de clientes.

Qual é a diferença entre taxa de corretagem e taxa de custódia?

A taxa de corretagem é cobrada pela intermediação em operações de compra e venda de ativos financeiros.

Enquanto a taxa de custódia é cobrada pela guarda e atualização dos ativos em uma conta de custódia. É como se fosse pago um aluguel para que um proprietário ceda a sua residência, com o objetivo de manter-nos seguros e protegidos.

 

Gustavo Dourado

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *