Como começar a investir com pouco dinheiro

Categoria:
Comece a investir com pouco dinheiro

Investir é uma ótima forma de fazer seu dinheiro trabalhar para você. No entanto, muitas pessoas acham que precisam de uma quantidade significativa de dinheiro para começar a investir.

Na verdade, é possível começar a investir com pouco dinheiro e ainda assim alcançar seus objetivos financeiros.

Você precisa investir para ser rico e não ser rico para investir. Aqui vão as dicas que vão te fazer começar a investir com pouco dinheiro.

Defina seus objetivos financeiros

Antes de começar a investir, é importante que você saiba o que deseja alcançar com seus investimentos.

Isso inclui definir seu orçamento mensal, quanto dinheiro você precisa para atingir suas metas e quanto tempo você tem para alcançá-las.

Alguns exemplos de objetivos financeiros incluem a compra de uma casa, a poupança para a aposentadoria ou uma viagem de férias.

Escolha o investimento mais adequado

Existem muitos tipos diferentes de investimentos disponíveis, cada um com suas próprias vantagens e desvantagens.

Algumas opções incluem CDBs, Tesouro Selic, ações, fundos de investimento, imóveis, ouro e até mesmo criptomoedas.

É importante escolher o tipo certo de investimento que atenda às suas metas financeiras, perfil de risco e orçamento.

Se você está começando agora seja mais conservador, mesmo que ache ter um perfil arrojado. Isso vai te poupar de ter prejuízos desnecessários logo na largada.

. Fique de olho nas taxas

Antes de investir em qualquer coisa, é importante verificar as taxas e encargos associados ao investimento.

Alguns investimentos podem ter taxas elevadas, o que pode cortar significativamente seus lucros a longo prazo. Por exemplo, alguns fundos de investimento podem ter taxas de administração elevadas, enquanto algumas corretoras de ações podem cobrar taxas por compra e venda.

Certifique-se de entender todas as taxas antes de fazer um investimento. Quando se investe com pouco, é importante ter a liberdade de fazer algumas operações pagando o mínimo possível.

Isso é muito provável de acontecer, já que geralmente ao investir com pouco dinheiro, você está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos.

 

Leia mais: acesse agora o guia completo para investir no Tesouro Direto. Aprenda como aplicar nos títulos mais seguros do país.

 

Comece a investir com pouco dinheiro

No Tesouro Direto você consegue comprar um título por 1% do seu valor de face. Isso quer dizer que existem títulos públicos disponíveis por algo em torno de R$ 30,00 reais.

CDBs de liquidez diária podem te oferecer investimento de a partir de R$ 1,00 real. Então, basta procurar esses investimentos, que é sim possível investir com pouco dinheiro.

Não é só na Renda Fixa que tem oportunidades, se você tem um perfil mais arrojado é possível fazer aplicações na Bolsa de Valores.

Por meio do mercado fracionado você consegue comprar uma fração de ação. Na B3, entidade que proporciona toda a estrutura para o mercado acionário brasileiro, é possível negociar uma fração de um lote padrão (100 ações) colocando apenas um “F” no final do Ticker da ação da empresa negociada.

Aprenda tudo o que puder sobre investir

Investir pode ser uma tarefa intimidadora, especialmente se você é novo no assunto. No entanto, quanto mais você souber sobre investimentos, mais confiante você ficará em suas decisões.

Aprender sobre diferentes tipos de investimentos, as tendências do mercado e como as ações funcionam é uma ótima maneira de começar.

Você também pode considerar ler livros ou assistir a vídeos sobre investimentos, participar de fóruns de discussão ou até procurar aconselhamento profissional.

Invista em você mesmo que seja pouco

Investir com pouco dinheiro é plenamente possível, mas não vai te deixar rico como muitos prometem por ai.

Então, separe uma parte do dinheiro investido para aumentar seu conhecimento. Seja na sua área de atuação ou em um conhecimento que consiga agregar alguma renda extra.

Assim, será possível começar com pouco e ao longo dos anos com seu crescimento profissional, ir aumentando seus aportes e consequentemente seu patrimônio.

Gustavo Dourado

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *