8 passos essenciais para começar a investir em ações

Categoria:

Investir em ações pode ser intimidador para iniciantes, entrar na bolsa de valores é realmente um desafio a ser vencido.

Contudo, o mercado de renda variável é uma ótima maneira de construir riqueza a longo prazo e combater a alta inflação que assola países emergentes como o Brasil.

Por isso, vamos apresentar aqui os 8 passos essenciais que o investidor iniciante deve seguir para começar seu investimento em ações.

Passo 1: Saiba sua capacidade de poupança

Capacidade de poupança é a quantidade de dinheiro que uma pessoa é capaz de economizar a partir de sua renda após cobrir todas as suas despesas básicas, tais como moradia, alimentação, transporte e outros gastos obrigatórios. Portanto, é uma medida importante da solidez financeira de uma pessoa e da sua habilidade de planejar e investir para o futuro.

De forma simples, pegue o que você recebe, tire todos os gastos. Esse resultado você vai dividir pelo que recebe e multiplicar por 100. Esse percentual é seu índice de poupança.

Durante o processo de descobrimento da capacidade de poupança, o futuro investidor vai elencar todas as suas receitas e despesas, trazendo para sua consciência como está sua finança pessoal. Isso vai ajudar a identificar possibilidades de remanejamento de gastos e até possíveis cortes.

Passo 2: Defina seus objetivos financeiros

Antes de começar a investir em ações, é importante ter uma compreensão clara dos seus objetivos financeiros.

Bem como, é preciso saber se você está procurando aumentar sua renda de longo prazo, formar sua reserva de emergência, se quer preparar-se para a aposentadoria ou simplesmente diversificar sua carteira de investimentos. Há uma gama enorme de objetivos. Por isso, é importante classificá-lo em curto (0-2 anos), médio (2-5 anos) e longo prazo (5 -10 anos). Assim, compreendendo onde quer chegar o ajudará a determinar a estratégia de investimento ideal para você.

Dito isso, é importante mencionar que o horizonte para investimentos em ações deve ser de longo prazo, preferencialmente, para um período superior a 10 anos.

E no gráfico abaixo, o qual mostra dados de 1972 a 2022 de um índice que representa grandes e médias empresas no mercado de ações no mundo, é possível ver o motivo. A probabilidade de perder dinheiro, depois do seu décimo terceiro ano é praticamente zero.

oito passos obrigatórios para começar a investir em ações
Fonte: Macrobond; MSCI World Equity Mid and MSCI Large Cap Total Return in GBP, 1 January 1972- July 2022

Passo 3: Aprenda sobre o mercado de ações

Antes de investir em ações, você precisa ter uma compreensão básica do mercado de ações e como funciona. Leia livros, assista a vídeos e artigos de blog com informações de valor. Atualmente, é possível encontrar muita informação gratuita, basta ter paciência para saber filtrar os melhores conselhos.

Por falar em conselho, vou deixar logo o meu aqui. É muito provável que você fique ansioso para saber o melhor momento de comprar uma ação e segundos depois se perguntar o melhor momento de vender. Não se preocupe é totalmente natural esse questionamento, com o tempo você vai desenvolver essa habilidade.

Contudo, o não tente adivinhar esses melhores momentos, porque na maioria das vezes isso vai te levar a ruína. É mais importante o tempo que se passa no mercado de ações, do que o melhor momento de comprar ou vender um ativo. Assim, quanto mais tempo você sobreviver na bolsa de valores, seja aqui ou no exterior, maior vai ser a probabilidade de ter um retorno positivo.

passos obrigatórios para começar a investir em ações
Fonte: Macrobond; MSCI World Equity Mid and MSCI Large Cap Total Return in GBP, 1 January 1972- July 2022

Passo 4: Crie uma estratégia de investimento

Depois de ter uma compreensão básica do mercado de ações, é hora de criar uma estratégia de investimento. Focar em dividendos ou empresas de crescimento? Pequenas ou grandes empresas? Melhor começar com ETF (fundos de índice)? Comprar a ação e segurar ou negociar todos os dias?

Não se desespere, a estratégia é aperfeiçoada com o tempo. Nenhum pintor descobriu seu modo de pintar já na primeira obra.

Talvez essa seja a beleza e a confusão que gira em torno das finanças pessoais, elas são de fato pessoais. Então, tem coisas que funcionam para uns e não para outros. Além disso, existem formas de investir mais rentáveis do que outras, mas elas podem não servir para você. Busque algo que te deixa confortável e que está adequado ao seu perfil de investidor.

Todavia, eu gostaria de te alertar sobre uma coisa: não queira ficar rico da noite para o dia com investimentos em ações. A ganância pode te colocar em maus lençóis e fazer você escolher caminhos mais curtos que nem sempre vão te levar a obter o’ resultado desejado.

Nesse Blog, vamos falar muito da estratégia “Buy and Hold que significa no bom português, comprar e segurar a ação, manter para o longo prazo e fazer com que as probabilidades de retorno positivo estejam ao nosso lado.

Leia mais: Invista no Tesouro Direto pelo Nubank em apenas quatro passos. Clique AQUI e saiba mais!

Passo 5: Abra uma conta num banco ou corretora digital

Depois de ter definido sua estratégia de investimento, é hora de abrir uma conta e ter seu próprio Home Broker. Sem dúvida, existem muitas opções on-line de bancos e corretoras que negociam ações.

Como também, há muitas que podem ou não cobrar taxa de corretagem. Particularmente, prefiro e acho mais viável nesse início a escolha de uma instituição financeira mais econômica, desde que esteja registrada adequadamente na CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

Hoje temos bons nomes como Banco Inter, Clear, Rico, Toro, NuInvest, dentre outras. Não se preocupe sobre a abertura de a conta, além de ser gratuita, é um procedimento muito simples e ágil.

Passo 6: De olho nos indicadores

Indo adiante, é necessário entender a situação das empresas listadas na Bolsa de Valores. Como elas estão financeiramente? Por isso, os indicadores são essenciais para um rápido entendimento da situação da organização. Existem diversos indicadores como Preço sobre Lucro, ROE (Return on Equity), Lucro por Ação, Dívida Líquida sobre EBTIDA.

A príncipio são nomes que são desconhecidos pelos recém-chegados na Bolsa de Valores. O ideal é ir se familiarizando com as terminologias pelos sites que fazem essas divulgações, tais como: Fundamentus, Status Invest, Investidor 10, dentre outros. Neles é possível clicar no símbolo de interrogação ao lado do indicador para ter uma breve explicação sobre cada um e fazer a sua análise da empresa.

Compare diversas empresas do mesmo setor e busque a que melhor se destaca nos indicadores. Leia o relatório publicado no RI da empresa. Digite no Google RI + “nome da empresa” e leia o relatório gerencial que é mais tranquilo de entender. Assim, vai ser possível ter uma noção do que o Gestor está pensando para a empresa e como ela vai encarar o cenário atual.

Dica de ouro: mas faça isso cegamente apenas no começo, quando você está mais perdido. Muitos bancos e corretoras divulgam carteiras recomendadas e relatórios gratuitos sobre preço alvo de ativos. Não só bancos, casas de research, que são empresas que vivem de produção de relatórios de recomendação, como Nord, Spiti, Empiricus, Suno, Levante e Capitalizo divulgam ativos e suas perspectivas.

Em geral, divulgam um ativo específico para você ler o relatório e avaliar o serviço deles, outros como já vi no Banco Inter divulgam relatórios completos. Dessa forma, é possível você se guiar no início pelas nas compras dos ativos e diminuir um pouco da insegurança. Aproveite para observar o que é avaliado nesses relatórios.

Passo 7: São empresas, não só papéis

Talvez pela facilidade trazida pela internet muitas vezes esqueçamos disso. Estamos negociando empresas e não Tickers no Home Broker. É importante fazer esse esclarecimento, pois é preciso entender a realidade que a empresa enfrenta entre os competidores e dentro do seu mercado para fazer um aporte consciente.

Dessa maneira, iremos encontrar diferentes realidades no mercado. Empresas mais maduras e robustas que pagam dividendos, empresas menores com alto crescimento, empresas enfrentando dificuldades financeiras, empresas sofrendo com um ciclo de baixa no seu mercado, são muitas situações.

Para iniciar seus investimentos, comece por empresas mais sólidas com bom histórico na bolsa e que entregam lucros constantes. Busque por bancos, empresas de saneamento, hidroelétricas, empresas de seguro e de telefonia. Esses setores são ótimos setores para encontrar empresas mais estáveis.

Passo 8: Comece a investir

Finalmente, chegou a hora de começar a investir. Compre ações de empresas sólidas, lucrativas, bem estabelecidas.

Lembre-se de ir trabalhando na construção da estratégia de investimento e não se deixe levar por emoções ao realizar transações.

Não só isso, é possível que você passe muito tempo estudando como investir no mercado de ações e sempre ficar com a sensação que está faltando alguma coisa para fazer seu primeiro investimento.

Então, vou aqui deixar logo um alerta. Esse sentimento vai durar por um longo tempo ou até mesmo para sempre. Porque empresas são veículos que por mais que a gente vá fundo na análise, nunca vai ser suficiente para evitar situações atípicas.

Por isso, para você que está começando, negocieum valor pequeno, uma ação que com algum estudo você acha que é viável, acompanhe o mercado, acompanhe a ação,

Mais do que isso, tente entender como a dinâmica do país afeta a bolsa de valores. Não fique só na teoria, dê seu primeiro passo, é melhor errar no começo com pouco dinheiro do que errar lá na frente com muito e não há nada melhor do que a experiência da vida real.

Gustavo Dourado

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *