100% do CDI: O Que é, Quanto é e Como Investir?

Categoria:
CDI, 100% do CDI, Certificado de depósito Interbancário

Investir seu dinheiro é uma forma inteligente de garantir sua estabilidade financeira no futuro.

E mais cedo ou mais tarde nessa trajetória você vai se deparar com aplicações atreladas ao CDI, a final é pouco provável que você como investidor não tenha aplicações em Renda Fixa.

Mas afinal, o que é o CDI? Quanto é o rendimento de um produto atrelado a esse índice? Como eu invisto?

Fica com a gente que vamos te explicar tudo.

O que é o CDI?

O termo CDI significa Certificado de Depósito Interbancário, pelo nome já podemos ter uma pista do que se trata: um certificado. Sim, o CDI é um título privado que atesta a taxa negociada apenas entre os bancos.

Um banco precisa emprestar dinheiro a outro banco para não terminar o dia no negativo, é uma obrigação que eles tem por conta de normativos do Banco Central. Então, eles usam o CDI para poder emprestar entre si a uma taxa que é acordada na operação.

O que o ocorre é que o CDI ou DI passou a ser uma taxa básica de referência para a Renda Fixa. Então, sempre ao investir num produto com rentabilidade acordada na aplicação (Renda Fixa) você vai remeter ao CDI, principalmente porque ela tem uma relação direta com a Selic a taxa de juros da nossa economia.

Não se preocupe que vamos explicar essa relação entre o CDI e a Selic mais a frente. Vamos juntos!

O que é 100% do CDI?

100% do CDI é a rentabilidade do produto que você investe. Por isso, significa que o produto que você escolheu vai te dar de retorno 100% do valor que o CDI alcançar durante um determinado período.

Portanto, se você aplicou em uma LCI (Letra de Crédito Imobiliário) que vence em 02 anos. Ademais, se no momento da aplicação tem “rentabilidade de 100% do CDI). Isso quer dizer que se o CDI for de 1% em um mês, você receberá 1% de retorno do seu investimento.

Se o CDI for de 10% ao ano você vai receber 10% em cada ano até o seu vencimento que no caso é em 02 anos.

Quanto é o rendimento do CDI?

O rendimento do CDI é variável e é afetado por fatores como a taxa básica de juros (Selic), inflação e mercado financeiro. A Selic é uma ferramenta utilizada pelo governo para controlar a inflação. Portanto, quando a taxa de juros aumenta, o rendimento do CDI também aumenta.

Em linhas gerais, o CDI é 0,10% a menos do que a Taxa Selic definida pelo Bacen (Banco Central). Assim, se a taxa acordada pelo Banco Central for 13,75%, o CDI será de 13,65%.

Numa eventual definição para um cenário de queda da Taxa Selic, para 2%, o CDI será de 1,90%.

Dessa forma, basta pegar o valor do CDI que pode ser diário, mensal ou anual e multiplicar pelo valor aportado.

Você pode fazer uma simulação que trará como resultado valores em reais em em percentual para 100% do CDI direto no Banco Central por meio desse LINK.

Basta informar o período desejado que a calculadora vai te dar quanto valorizou o valor fornecido em percentual e em reais.

Quanto é 100% do CDI hoje?

Para você não encontrar postagens desatualizadas, o melhor a fazer é consultar na fonte. A calculadora do Banco Central vai te dar essa informação.

Se você está se questionando quanto é o CDI anual hoje, basta acessar esse AQUI que terá a informação.

Na página você vai encontrar o CDI anualizado e também quanto rende o CDI por dia.

Um ponto a considerar é a existência ou não de Imposto de Renda no produto aplicado, pois isso impacta a rentabilidade.

 

Leia mais: saiba tudo sobre Tesouro Direto e como incluir títulos públicos na sua carteira de investimentos. Clique AQUI.

 

100% do CDI rende quanto ao mês?

Para saber quando rende o CDI ao mês você pode utilizar a calculadora do cidadão do Banco Central clicando AQUI, escolher o mês desejado, digitar o valor aportado e clicar em corrigir valor.

O CDI que você terá acesso é sempre o do período anterior, se nada mudar na reunião do Banco Central que acontece de 45 em 45 dias, esse será o valor dos próximos dias e mês até a próxima reunião.

Não custa nada lembrar que um ponto a considerar é a existência ou não de Imposto de Renda no produto aplicado, pois isso impacta a rentabilidade.

Como investir em 100% do CDI?

Você pode investir em 100% do CDI por meio de produtos de Renda Fixa como CDB (Certificado de Depósito Bancário), LCI (Letra de Crédito Imobiliário), LCA (Letra de Crédito do Agronegócio), CRI (Certificados de Recebíveis Imobiliários) CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio), Fundos de Investimentos e também por meio de algumas debêntures.

Existem fatores que influenciam a rentabilidade desses produtos. Isso vai depender de alguns fatores: liquidez, emissores, prazo de vencimento, situação da taxa de juros, dentre outros. Assim é possível encontrar rentabilidades maiores do que 100% do CDI.

Contudo, se você está começando agora opte por instituições sólidas e que ofertam no mínimo os 100% do CDI. Porque assim, você vai ter segurança é rentabilidade condizente.

Vantagens de Investir em 100% do CDI

Rendimento previsível: O CDI é uma taxa de juros previsível e estável, tornando-o uma opção segura para investimentos.

Rentabilidade: O CDI é uma taxa competitiva e pode oferecer um bom retorno sobre o seu investimento, incluindo superando a inflação.

Facilidade de acesso: Você pode investir em 100% do CDI por meio de um CDB que normalmente oferece facilidade de resgate. Escolha os que possuem liquidez diária.

Dicas para Investir em 100% do CDI

Verifique a reputação e a experiência da instituição financeira antes de investir.

Escolha um produto que atenda às suas necessidades financeiras e objetivos.

Não se esqueça de verificar as taxas de administração se for um fundo ou eventuais custos de aplicação, pois elas podem afetar sua rentabilidade.

Existem produtos que possuem Imposto de Renda e outros não. Para aqueles que tem IR a rentabilidade será menor do que os que não tem esse imposto.

Gustavo Dourado

Compartilhe nas redes sociais

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *