Nos últimos anos, o Picpay se tornou uma plataforma de pagamento popular no Brasil.
Principalmente, por permitir milhões de pessoas realizar transações financeiras com facilidade.
Contudo, ontem, a plataforma divulgou que usuários: serão cobrados por inatividade da conta.
Veja o que você pode fazer em relação a essa cobrança.
Picpay: visão geral
Antes de mergulharmos nas mudanças mais recentes, é importante entender o que torna o Picpay atraente.
Assim, a plataforma oferece uma maneira rápida e conveniente de realizar pagamentos, transferências e até mesmo compras online, tudo através de um aplicativo intuitivo e amigável.
Além do mais, com seu crescimento, o Picpay conquistou espaço no mercado, tornando-se uma escolha popular para diversas transações cotidianas.
A novidade: cobrança por inatividade
A partir de 29 de julho, o Picpay passará a cobrar R$ 10 reais mensais como taxa de inatividade.
O que é considerado inatividade?
De acordo com os termos estabelecidos pelo Picpay, a inatividade é caracterizada por um período de 360 dias sem qualquer transação ou movimentação.
Assim, caso a conta permaneça sem movimentação durante esse período, uma taxa será aplicada nos meses seguintes aos 360 dias.
Ademais, a cobrança será finalizada ao completar mais 360 dias de inatividade, culminando com o encerramento obrigatório da conta.
Motivação por trás da cobrança
A decisão de cobrar por inatividade não é única do Picpay.
Dessa forma, outras plataformas de serviços financeiros têm adotado estratégias semelhantes para manter suas operações.
A OLXPay, por exemplo, passou a cobrar por taxa de inatividade de R$ 15 reais, após 6 meses sem uso.
A Enjubank, também adotou medida semelhante. Entretanto, após o mesmo período o valor cobrado é de R$ 29,99.
Recentamente, já no ramo dos investimentos, a Sproutfi (empresa de investimentos de ativos no exterior) implementou a cobrança.
Ainda nesse sentido, quem fez uma adesão de política semelhante foi a Avenue.
Impacto nos usuários
A cobrança por inatividade pode levantar dúvidas e preocupações entre os usuários do Picpay.
Principalmente, porque vai na contra mão das empresas digitais que pregam baixo custo e transparência.
Reativação de Contas
Aqueles que tiverem suas contas inativas e desejarem evitar a taxa poderão reativá-las de forma simples e rápida.
Por isso, basta realizar uma transação ou movimentação financeira na plataforma para manter a conta ativa.
Alternativas para Evitar a Cobrança
Para evitar a cobrança por inatividade, os usuários do Picpay podem adotar algumas estratégias simples:
- Realizar transações regulares, mesmo que de pequeno valor;
- Explorar outras funcionalidades do Picpay, como pagamento de contas e recargas;
Desse jeito, ao adotar essas práticas, os usuários podem continuar a utilizar o Picpay sem preocupações com a nova taxa.
Caso seja cobrada a taxa de inatividade e o usuário realizar quaisquer dessas movimentações, as próximas cobranças serão suspensas.
Geralmente, contas zeradas não recebem a cobrança de taxa de initavidade.
Mas precisamos acompanhar o desenrolar da situação.
Dessa forma, se você não utiliza mais a plataforma, orientamos a cancelar o serviço, após retirar o saldo que por ventura exista.
Passo a passo de como encerrar a conta no PicPay
Na tela inicial do app, toque na sua foto de perfil.
Depois, no final da tela na parte inferior, vá na opção “Encerrar minha conta.
Agora, siga as instruções do aplicativo.
Vale lembrar, para encerrar sua conta, você precisa zerar seu saldo do aplicativo e não ter transações pendentes.
Ademais, leia as condições gerais do encerramento da sua conta antes de confirmar.
Isso porque os acessos, cartões e demais produtos do Picpay também serão encerrados.
A seguir, um e-mail com todos os detalhes do encerramento da sua conta será disparado para você conferir e acompanhar o andamento do seu pedido.
Após pedir o encerramento, o PicPay tem até 25 dias para concluir o processo.
Durante esse prazo, se houver alguma mudança de ideia é possível reverter a transação.